Sonhamos com conforto e tranquilidade o tempo todo. Em casa, seja estudando sozinhos ou com nossos filhos. No trabalho, para se concentrar.Dormindo, com serenidade. Olhando nossos filhos dormirem. Ou simplesmente conversando em família nas nossas casas. É o nosso desejo permanente de uma vida de qualidade. O nosso corpo reclama quando nós não oferecemos isso a ele. Nossas mentes reclamam.
Todos nós estamos percebendo que os níveis de ruído a que estamos expostos parecem a cada dia maiores e a tranquilidade que sonhamos parecem estar ficando mais distantes.
Um Problema de Saúde Pública
A poluição sonora é um problema tão sério que a OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) já estima que 1 em cada 4 pessoas terão problemas auditivos até 2050 e alertou que níveis de ruído acima de 55 decibéis podem prejudicar a saúde, afetando desde a audição, até o coração e o cérebro.Queremos deixar nossas famílias fora dessas estatísticas, por isso a demanda crescente pela “Melhor Janela Acústica”. Quando se trata de infiltração de ruídos externos, as janelas costumam ser os pontos mais vulneráveis, então, uma boa solução atenuar os ruídos e garante conforto e tranquilidade. Nossa experiência em entender e atender essas expectativas de clientes nos permitem deixar aqui algumas dicas.
Características Importantes da Janela Anti-Ruído
- Abertura: a forma como as janelas abrem éum dos fatores mais importantes, pois é pelas “frestas” que entram os ruídos. Epor isso, a tipologia de esquadria "quadro-fixo", que não possui fresta, é a mais eficiente. Janelas oscilobatente (com abertura de giro e de tombar) oferecem excelente desempenho e as deslizantes (ou de correr) podem ser uma opção interessante, se forem de alto desempenho.
- Perfil: o perfil da janela é essencial para o isolamento acústico. O PVC é um dos melhores materiais, porque é impermeável ao ar, ele naturalmente absorve as vibrações e ondas sonoras. MasPVC não é tudo igual. Mesmo que você tenha vidros de alta qualidade, se o perfil não for bom, o isolamento será comprometido.
- Vidro: a espessura e o tipo de vidro são determinantes para o isolamento acústico. O vidro duplo laminado acústico tem um desempenho superior ao vidro simples. Por exemplo, um vidro laminado oferece melhor isolamento do que um vidro não laminado da mesma espessura.
- Vedações: a produção da janela deve utilizar vedações de qualidade. A borrachaEPDM é conhecida por sua excelente resistência ao envelhecimento, intempéries e variações de temperatura, garantindo uma vedação perfeita e duradoura. O sistema como um todo deve ser ideal para o clima, garantindo que será resistente à alta incidência de raios UV.
- Instalação: Deve ser feita por especialistas, usando insumos (espuma de poliuretano, silicones, acessórios) de alta qualidade para garantir uma selagem perfeita, essencial para o desempenho acústico.
O Seu Portal de Luz Natural Anti-Ruído
Claro que se você levar em consideração apenas essas características, você pode escolher a melhor janela acústica e ainda assim, não ficar satisfeito. Acontece que uma janela é muito mais do que o isolamento acústico. Ela é um portal da luz natural, para a paisagem exterior e é também uma barreira protetora. Deve equilibrar funcionalidade e beleza, permitindo ventilação e luminosidade com isolamento térmico e acústico.
Considere Isolamento Acústico e Térmico, Durabilidade, Facilidade de Manutenção
Leve em consideração que, além do gosto pessoal, outras características importam. Por exemplo, janelas de alumínio de alto desempenho oferecem um bom isolamento acústico, mas perdem para o PVC no isolamento térmico, o que importa para quem mora em regiões quentes, pois impacta no conforto e no consumo de energia. A madeira é uma matéria-prima com excelente isolamento acústico, mas tem baixa sustentabilidade e durabilidade, demandando muita manutenção.
Conforto e Tranquilidade
Escolher a melhor janela acústica envolve avaliar diversos fatores, incluindo o tipo de perfil. O perfil de PVC se destaca por suas excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico, durabilidade, baixa manutenção e sustentabilidade. Mas sozinho não é garantia de isolar os ruídos. É preciso avaliar também as vedações internas da janela, a sua tipologia, o vidro e a qualidade da instalação. A decisão final deve considerar características, benefícios e limitações de cada solução, e deve incluir uma avaliação do fornecedor e da qualidade do serviço de instalação.
Avalie as opções e escolha o maior conforto e tranquilidade para você e sua família.